Fotografia: Carlos Monteiro,  © DDF/IMC,I.P Fotografia: Carlos Monteiro,  © DDF/IMC,I.P Fotografia: Carlos Monteiro,  © DDF/IMC,I.P Fotografia: Carlos Monteiro,  © DDF/IMC,I.P Fotografia: Carlos Monteiro,  © DDF/IMC,I.P


Designação do objecto:

Grande Panorama de Lisboa

Localização:

Lisboa, Lisboa, Portugal

Museu titular:

Museu Nacional do Azulejo

 About Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

Datação do objecto:

Cerca de 1700

Autor (s) / Mestre (s) / Artesão (s):

Atribuído a Gabriel del Barco (1649, Siguenza, Espanha-C.1703, Lisboa)

Número inventário do Museu titular:

1

Material / Técnica:

Faiança a azul sobre branco.

Dimensões:

Altura: 115 cm; largura: 2247 cm

Atelier / Movimento:

Lisboa.

Proveniência:

Palácio dos Condes de Tentúgal, Lisboa.

Tipologia do objecto:

Painel de azulejos.

Periodo de actividade:

1669 (chegada a Portugal), 1703

Local de produção:

Lisboa.

Descrição:

Painel de azulejos, pintado a azul sobre branco, representando uma extensa vista panorâmica de Lisboa e arredores, antes do terramoto de 1755. A perspectiva estende-se ao longo das margens do rio Tejo, desde o Palácio dos Condes de Miranda, no extremo ocidental da cidade, até ao Convento de São Francisco, em Xabregas, no extremo oriental.
Destaca-se, nesta representação, o centro político e económico da capital, que incluía os edifícios que rodeavam o Palácio Real da Ribeira. À esquerda, vê-se a Igreja de São Gens e à direita o Convento de São Vicente de Fora. Junto à margem do rio, anexo ao Terreiro do Paço, está o Mercado da Ribeira Velha. Não muito longe, encontra-se a doca da Ribeira das Naus, o Palácio Real e a Igreja de São Paulo.
Nas colinas, situam-se os Conventos de São Francisco da Cidade e de Nossa Senhora do Monte do Carmo; as Igrejas do Loreto, da Encarnação e de São Roque, e o Convento de São Pedro de Alcântara.
Ao longo da beira-rio, vêem-se os palácios dos Duques de Aveiro, dos Marqueses de Abrantes, dos Condes de Murça e o bairro conhecido como Mocambo. A zona ocidental tem uma malha urbana menos densa. As pontes de Alcântara, da Junqueira, do Pocinho e de Algés atravessam o rio, defendido pelos fortes de Alcântara, de São João da Junqueira e de Nossa Senhora da Conceição e pela imponente Torre de Belém. Em segundo plano, destacam-se os conventos do Sacramento, do Livramento, das Flamengas, de São Jerónimo, de Nossa Senhora do Bom Sucesso e de Catarina, a Velha, assim como as capelas do Santo Cristo e de São Jerónimo.
Junto ao rio, encontram-se o palácio real do Calvário, a Quinta de Santo Amaro à Junqueira, pertencente aos Condes de Aveiro; a Quinta da Calheta, o Palácio da Quinta da Praia, dos Duques do Cadaval, e o Palácio dos Condes de Miranda.
Na zona oriental, avistam-se a Igreja de Santa Engrácia, os conventos de Santos-o-Novo e da Madre de Deus e, num painel separado, o Convento de São Francisco, em Xabregas.

View Short Description

Painel de azulejos de 23 metros de comprimento, representando 14 km da cidade de Lisboa e arredores, vista do rio Tejo, entre o Palácio dos Condes de Miranda, a oeste, e o Convento de S. Francisco, em Xabregas, a este.

Como foram estabelecidas datação e origem:

É com base na análise estilística que este painel tem sido atribuído a Gabriel del Barco, pintor espanhol de azulejos e decorador, chegado a Portugal em 1669 e que terá morrido cerca de 1703.

Historial da aquisição pelo Museu:

Adquirido pelo Marquês de Sousa Holstein (1838-1878) para a Real Academia de Belas Artes e incorporado na Colecção de Arqueologia e Belas Artes do Palácio Alvor de Lisboa, actualmente Museu Nacional de Arte Antiga. Depois de aí ter estado exposto, entre 1903 e 1960, foi transferido para o Museu do Azulejo, então departamento de cerâmica do Museu Nacional de Arte Antiga.

Bibliografia seleccionada:

Vieira, A. da S., "Panorama de Lisboa em azulejos existente no Museu Nacional de Arte Antiga", in Dispersos, Vol. 2, Lisboa, 1960.
Simões, J. M. dos S., Iconografia Olisiponense em Azulejos, Lisboa, 1961.
Meco, J., "Barco, Gabriel del Barco", in Dicionário da Arte Barroca em Portugal, Lisboa, 1991, pp. 66–69.
"Azulejos", Europalia, Bruxelas, 1991.
The Age of the Baroque in Portugal (ed. J. Levenson), Washington, 1993.
Meco, J., "Azulejos com iconografia de Lisboa", in Olisipo, II, Nº. 1, Lisboa, 1994, pp. 85–113.
Lisboa antes do Terramoto. Grande vista da cidade entre 1700 e 1725, (eds. Gótica and Chandeigne), 2004.

Direitos de autor (designação completa):

Direitos de autor fotografias: Divisão de Documentação Fotográfica/ Instituto dos Museus e da Conservação, I.P.

Citation:

Ana Anjos Mântua, João Pedro Monteiro "Grande Panorama de Lisboa" in "Discover Baroque Art", Museum With No Frontiers, 2024. https://baroqueart.museumwnf.org/database_item.php?id=object;BAR;pt;Mus12;41;pt

Autoria da ficha: Ana Anjos Mântua, João Pedro MonteiroJoão Pedro Monteiro

APELIDO: Monteiro
NOME PRÓPRIO: João Pedro

ORGANISMO: Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

CARGO/FUNÇÃO:

CV:
João Pedro Monteiro é licenciado em História e fez uma pós-graduação em Arte, Património e Restauro. É, desde 1988, Técnico Superior do Museu Nacional do Azulejo, sendo actualmente responsável pelo Departamento de Investigação e Documentação. Tem comissariado exposições de Azulejaria e Faiança, e publicado diversos artigos sobre as mesmos temas em catálogos de exposição e revistas da especialidade, em Portugal e no estrangeiro.

Número interno MWNF: PT 44

RELATED CONTENT

 Timeline for this item


On display in

MWNF Galleries

Ceramics Landscapes

Download

As PDF (including images) As Word (text only)