Pregação de S. Francisco Xavier em Goa
Lisboa, Lisboa, Portugal
Santa Casa de Misericórdia / Museu de S. Roque
Companhia de Jesus
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa / Museu de S. Roque
Cerca de 1619
André Reinoso e colaboradores. (Cerca de 1590., Província da Beira.-Depois de 1641., Desconhecido.)
Inv.096
Óleo sobre tela.
Altura: 104 cm; largura: 165 cm
Tenebrismo naturalista, pintores ibéricos.
Igreja de São Roque.
Pintura.
Antes de 1623–1641
Lisboa.
Este óleo sobre tela pertence à série de vinte pinturas representando episódios da vida de S. Francisco Xavier (1506-1552), da autoria do pintor proto-barroco português André Reinoso (c. 1590-1641) e da sua oficina, situados no espaldar dos arcazes de madeira da sacristia seiscentista da Igreja de S. Roque. Foram colocados no lugar que ocupam actualmente em 1619, três anos antes da canonização do santo jesuíta, em 12 de Março de 1622, integrando-se numa vasta campanha de “propaganda” da vida e da obra do santo missionário, com vista à sua rápida canonização. A cena representa, com palpitante realismo, uma das pregações feitas por S. Francisco Xavier em Goa, cidade onde chegara em 1542. O quadro reveste-se de particular interesse do ponto de vista etnográfico, reproduzindo a diversidade de vestes e usos das populações indianas, bem como a variedade de castas sociais existentes naquela cidade, verdadeira cosmopolis do Oriente. O santo encontra-se de pé, em inflamada pregação, a que assistem nobres portugueses a cavalo, por detrás de um grupo de gentios convertidos – homens, mulheres e crianças. No plano de fundo da pintura, depara-se o cenário citadino de feição italiana.
View Short DescriptionTrês anos antes da canonização oficial de São Francisco Xavier, em 1622, os jesuítas encomendaram a André Reinoso uma série de vinte pinturas sobre a vida do santo. A pintura mostra-o rodeado de convertidos: homens, mulheres, crianças e nobres portugueses a cavalo. Como pano de fundo, uma paisagem influenciada pelo maneirismo italiano.
Esta pintura, a óleo sobre tela, da autoria do pintor proto-barroco português André Reinoso (c.1590-1641), foi executada para a sacristia da Igreja de S. Roque, por encomenda da Companhia de Jesus, e colocada no espaldar do arcaz da sacristia, em 1619, três anos antes da canonização do santo missionário do Oriente, São Francisco Xavier.
Igreja de São Roque (Sacristia). Encomendada pela Companhia de Jesus ao pintor André Reinoso e sua oficina.
Lucena, J., História da Vida do Padre Francisco Xavier (…), 1600, 2 vols., Lisboa, 1959.
Serrão, V. A., Lenda de S. Francisco Xavier pelo pintor André Reinoso, Lisboa, 1993.
Caetano, J. O., Pintura – Século XVI ao Século XX, Colecção de Pintura da Misericórdia de Lisboa, Tomo I, Vol. V, Museu de São Roque, Lisboa, 1998.
Serrão, V. A., “A série seiscentista da Vida de São Francisco Xavier do antigo Colégio do Espírito Santo em Évora: a iconografia xaveriana à luz de uma singular narração policénica”, Revista Oriente, nº. 3, Lisboa, 2005.
Henriques, A. M. M., São Francisco Xavier – Vida e Lenda, Museu São Roque, Lisboa, 2006.
Antonio Meira Marques Henriques "Pregação de S. Francisco Xavier em Goa" in "Discover Baroque Art", Museum With No Frontiers, 2025.
https://baroqueart.museumwnf.org/database_item.php?id=object;BAR;pt;Mus11_A;15;pt
Autoria da ficha: Antonio Meira Marques Henriques
Número interno MWNF: PT 18